A Marinha tem novo Comandante!
O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse ontem ao novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) e Autoridade Marítima Nacional (AMN), Almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa.
Nascido em 1963, ingressou na Escola Naval em 1981 e ao longo da sua carreira de mais de 40 anos ao serviço da Marinha desempenhou diversas funções no mar, de que se destaca o comando da fragata Álvares Cabral, entre 2007 e 2010, e em terra, onde, de outubro de 2016 a novembro de 2019, foi comandante do Corpo de Fuzileiros.
Antes de ser nomeado para o cargo atual e consequentemente promovido a Almirante exercia o cargo de 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas, desde julho de 2022, e dirigia o Comando Conjunto para as Operações Militares.
A Associação de Fuzileiros (AFZ) endereça ao Almirante Nobre de Sousa os votos de bons ventos, mares calmos e águas safas ao leme da Marinha!
Com a tomada de posse do novo CEMA/AMN conclui o seu mandato o Almirante Henrique Gouveia e Melo, tendo cumprido a sua missão de serviço público, na Marinha.
Durante o período em que o Almirante Gouveia e Melo liderou a Marinha a AFZ sempre sentiu o seu apoio incondicional e carinho em todas as iniciativas que foram tomadas ou em que era parceira e nesse sentido é-lhe devido o reconhecimento público por parte de todos os associados.
Destaca-se a edificação do Mural em Homenagem à Marinha Portuguesa, no Alandroal, o Memorial aos Fuzileiros, na Penha – Guimarães, a implementação do Prémio Associação de Fuzileiros, o sancionamento para elaboração do Anuário dos Fuzileiros e os inúmeros apoios, com meios operacionais e autorização de acesso e uso de espaços para a realização de atividades lúdicas e desportivas da AFZ, das nossas Delegações e Núcleos.