Apoio Solidário

Estimados Sócios,

Neste período de época natalícia, em que os convívios onde se partilham os nossos valores de camaradagem, união, disciplina e respeito está também a ser considerada pelas Direções das Delegações de Fuzileiros do Algarve (DFZA) e do Minho (DFZM) e do Núcleo de Fuzileiros Motociclistas (NFZM) uma oportunidade de desempenhar um papel socialmente ativo e desenvolver algumas ações de solidariedade.

Nesse sentido o Núcleo de Fuzileiros Motociclistas (NFZM) pretende recolher de alimentos (não perecíveis) para doar à “Casa dos Rapazes”, do Barreiro, aquando do seu almoço de Natal, dia 9 de dezembro, em Estremoz. A escolha recaiu nesta instituição porque se situa nas imediações da nossa “Casa Mãe”, e pelo fato de haver a perceção (em contacto com os responsáveis da instituição) que para muitas destas crianças e jovens, os Fuzileiros são alvo de grande admiração.

A “Casa dos Rapazes” é uma casa de acolhimento e um projeto do Centro Social e Paroquial de Santo André, que recebe crianças e jovens, vítimas de negligências graves, maus tratos físicos, abandono, abuso sexual, entre outras situações. Atualmente, acolhe cerca de 45 crianças e jovens, rapazes e raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos, provenientes sobretudo do distrito de Setúbal.

A Delegação de Fuzileiros do Minho associou-se à Casa da Criança, de Guimarães a quem pretende entregar um cabaz de Natal de géneros alimentícios, não perecíveis recolhidos junto dos convivas no seu almoço de Natal de dia 16 de dezembro. Haverá o sorteio de uma peça em prata para todos os que doarem pelo menos um quilograma de géneros alimentares. A Associação de Apoio Criança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos e de superior interesse social, constituída no ano de 2001, na cidade de Guimarães, tendo por objeto o acolhimento temporário de crianças, vítimas de maus tratos, negligência ou abandono, colaborando com a Segurança Social, Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) e Tribunais de Família.

A Delegação de Fuzileiros do Algarve associando-se ao Refúgio Aboim Ascensão está a recolher, por ocasião do seu almoço de Natal, a 17 de dezembro, brinquedos e roupa (nova ou usada) para crianças até aos 12 anos. O objetivo do Refúgio é propiciar às suas crianças um ambiente estruturado, feliz e saudável que lhes transmita a confiança, a auto-estima e a capacidade de enfrentar o seu futuro. O Refúgio Aboim Ascensão foi considerado uma IPSS de Superior Interesse Social o que permite que todos os donativos concedidos beneficiem dos incentivos fiscais do Estatuto do Mecenato.

Assim, a Direção Nacional, decidiu associar-se a estas iniciativas divulgando-as e solicitando a colaboração a todos os Sócios e a outras entidades para estas ações solidárias a decorrerem no âmbito dos convívios de Natal as DFZA, DFZM e NFZM. No caso do NFZM os bens alimentares (não perecíveis) podem também ser entregues na Sede Nacional para posteriormente serem adicionadas às recolhidas no decorrer do almoço de Natal.

Bem hajam!

A Direção Nacional

Loading