ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

O que somos

A Associação de Fuzileiros (AFZ) tem a natureza de uma instituição de direito privado, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, foi criada em 29 de Março de 1977, iniciou a sua actividade em 26 de Fevereiro de 2000 com a primeira eleição dos órgãos sociais, rege-se pela Lei e pelos seus Estatuto e Regulamentos congrega em especial fuzileiros mas também oficiais, sargentos e praças nas situações de activo, reserva, reforma ou licenciamento de marinha, os seus familiares directos e outras pessoas que, voluntariamente, adiram aos princípios e aos valores, designadamente, de dignidade, amizade, camaradagem, solidariedade e entreajuda que são apanágio dos fuzileiros e estão plasmados no respectivo Estatuto.

A AFZ tem como missão e fins – para além de promover os laços e os contactos entre todos os que sentem orgulho em ostentar e ter ostentado a boina azul ferrete – os definidos no nosso Estatuto que se encontra publicado neste site e que recomendamos seja por todos lido, interiorizado e defendido já que constitui o nosso traço genético.

A AFZ integra também Delegações que podem constituir-se no País e no estrangeiro, conforme o artigo 1.º do Estatuto e os artigos 10.º,11.º e 12.º do nosso Regulamento Geral Interno e tem a sua sede nacional no Barreiro, na Rua Miguel Paes n.º 25.

Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre