Cadetes do mar
- INÍCIO
- NORMAS
- INFORMAÇÃO
- NOTÍCIAS
- IMAGENS
Dia Nacional dos Cadetes do Mar 30 de Abril de 2016
Dia do Compromisso dos Reservistas
A Associação de Fuzileiros (AFZ) “detentora”, também, de uma Unidade de Cadetes do Mar (Fuzileiros) associa-se ao Grupo dos Amigos do Museu de Marinha (GAMMA) ao Dia Nacional dos Cadetes do Mar, e ao Dia do Compromisso do Reservista cuja iniciativa consideramos de extraordinária valia no fortalecimento do indispensável vínculo da Nação com as suas Forças Armadas, sobretudo nesta situação de crise económica e social, já que o que poderá restar será a mobilização de Portugal e dos seus jovens sob a égide de um desígnio patriótico.
Convite do Dia dos Cadetes do Mar e do Exército e ao Dia do Compromisso do Reservista
A Redacção
“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”
HISTÓRIA DA UNIDADE
CORPO DE CADETES DO MAR DE PORTUGAL
1
FINALIDADES
Os Cadetes do Mar de Portugal, são uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) entidade fundadora e com a qual a Associação de Fuzileiros (AFZ) subscreveu, oportunamente, um Protocolo de Colaboração.
Os Cadetes do Mar de Portugal, são uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) entidade fundadora e com a qual a Associação de Fuzileiros (AFZ) subscreveu, oportunamente, um Protocolo de Colaboração.
-Interesse pelo conhecimento da história marítima, dos meios do comando e das missões da Armada hoje, que o museu de Marinha revela, bem como pelo embarque ou estadias a bordo de Navios da Armada e pelas actividades náuticas associadas, que a Marinha proporciona.
-Hábitos de vida naval a bordo, nomeadamente: trabalho em equipa, cooperação, solidariedade, coragem, auto-confiança, bom senso, autocontrolo no social, respeito para com responsáveis, trato com civilidade
-Sentido de prioridade quanto à segurança individual e colectiva.
-Sintonia com orientações sempre renovadas do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, com os novos desafios trazidos pelo alargamento do Mar Português, com a promoção das carreiras e profissões ligadas ao Mar e com a defesa das causas do Mar
-Compromissos solidários com a Cultura de Defesa nomeadamente:
-Disponibilidade para com a Defesa da soberania e dos interesses de Portugal
-Adesão às causas do Direito Internacional e aos valores dos Direitos Humanos
-Respeito à autoridade do Estado de Direito
-Vontade de conhecer e prestigiar as Forças Armadas de Portugal
-Hábitos de disciplina naval e de cumprimento do cerimonial Naval
-Serviço cívico à comunidade naval
Os Cadetes do Mar funcionam nas instalações escolares dos estabelecimentos públicos ou privados ou nos clubes que hajam estabelecido protocolos com a Entidade Gestora e Fundadora, o Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) e com a própria Marinha, utilizando gratuitamente e os seus espaços, recursos didáticos e equipamento náuticos ou desportivos.
Sendo o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) o seu Comandante-Chefe Honorário, o acesso ao Museu de Marinha, aos Navios e às instalações da Armada para as actividades que aí se realizem, são autorizados.
Os nossos Cadetes do Mar estão no seu segundo ano de vida em Portugal existindo já, em funcionamento, as seguintes Unidades:
No centro do País: na Escola Básica Marinas do Sal, em Rio Maior, duas Unidades, com actividades náuticas em Peniche.
Na grande Lisboa: uma Unidade na Escola de Atividades Náuticas de Cascais (Clube Naval de Cascais) outra Unidade do “Projeto Este Mar”, na Escola Secundária de Carcavelos.
Iniciaram atividades no ano lectivo de 2012/2013, duas novas Unidades: uma no Clube do Mar do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa e outra ligada ao curso Profissional de Turismo (Dever e Memória) da Escola Secundária de Carcavelos.
Na margem sul do Tejo, no Barreiro, está em pleno funcionamento desde 2011, a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, patrocinada pela Associação de Fuzileiros com a colaboração do Corpo de Fuzileiros, desenvolvendo as principais atividades na Escola de Fuzileiros, em Vale do Zebro.
De uma forma geral, os responsáveis pelas unidades e pela formação dos respectivos cadetes são Oficiais e Sargentos da Marinha de Guerra, na reserva ou reforma, Comandantes e Pilotos da Marinha Mercante e de Pesca, Patrões e Skippers da Marinha de Recreio, ou mesmo Empresários ligados ao mar que oferecem o seu trabalho voluntário e de forma absolutamente graciosa.
2
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
Os jovens que integrem a uma UCM e que, a título voluntário, declarem aderir às finalidades do Corpo de Cadetes do Mar ou da Associação a que pertençam, serão selecionados de acordo com os critérios internos definidos pela Direcção da sua Escola ou da respectiva Associação e terão sempre que cumprir os seguintes requisitos gerais de ingresso, mantendo-se as mesmas condições, enquanto participarem no CCM e, designadamente, e na Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros.
– Inscrição na Associação de Fuzileiros para a frequência das actividades lúdicas da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros de 1 a 31 de Maio.
A) Idade de 15 ou 16 anos;
B) Nacionalidade portuguesa;
C) Documento comprovativo de que frequentam o ensino secundário emitido pela respectiva Escola;
D) Atestado médico de que não há contra-indicação para a prática de exercício físico e que, previamente, haja considerado, entre outros, resultados de electrocardiograma (ECG) de esforço (Protocolo de Bruce) e de electrocardiograma modo M, bidimensional e Doppler;
E) Terão preferência os candidatos que sejam familiares de sócios da Associação de Fuzileiros, o que de todo não exclui a admissão de candidatos que não o sejam;
F) Entrevistas na sede dos Cadetes do Mar “Fragata D Fernando II e Glória” no decurso do mês de Junho;
G) Testes elementares de motricidade humana adequados à idade, a realizar na Escola de Fuzileiros sob a supervisão de especialistas da Escola, no decurso do mês de Setembro.
H) Documento devidamente preenchido pelo encarregado da Educação.
3
ACTIVIDADES DA UNIDADE DE CADETE DO MAR FUZILEIROS
PARA ANO LECTIVO 2013/2014
A Unidade de Cadetes do Mar – Fuzileiros, no ano lectivo de 2013/2014 será constituída por 2 (Esquadras) de 7 alunos 1º e 2º Ano.
A formação Geral da (UCMF) será ministrada nos tempos livres dos jovens Cadetes, com periocidade, em regra mensal, e será constituída pelas seguintes actividades:
1. – Cerimonial Naval
2. – Ciências Militares
3. – Aptidão Física
4. – Regras de Cidadania
5. – História Marítima
Os alunos desta Unidade terão, ao longo do ano lectivo, apoio na sua formação através de:
1 – Visitas a Navios, Estabelecimentos da Armada e Museus.
2 – Palestras.
3 – Apoio Escolar. (tutoria complementar, em especial, nas disciplinas de português e matemática).
Aos alunos que frequentem estas actividades de formação, serão facultados: um seguro de acidentes pessoais, transporte da sede da AFZ para o local das actividades e equipamento diverso, patrocinados pela Associação de Fuzileiros ao abrigo de protocolo existente, entre a Associação de Fuzileiros, o GAMMA.
Os alunos serão acompanhados ao longo da sua formação por Formadores da Associação de Fuzileiros, do Corpo de Cadetes do Mar e da Escola de Fuzileiros.
4
Programa para a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros 2013/2014
Área de Formação para Esquadra do 2º ANO
CERIMONIAL NAVAL
Ordem Unida/Cerimonial Militar/com Guião e Estandarte/Efetivos e Forças
REGRAS DE CIDADANIA
Comportamento Cívico/Valores da Sociedade
APTIDÃO FISICA
Crosse/Natação Utilitária/Pista com obstáculos/ Pista Lodo/Escalada/Defesa Pessoal
CIÊNCIAS MILITARES
Condução de botes com motor fora de borda/Infantaria com orientação militar/Regras de Liderança
VISITA A NAVIOS, ESTABELECIMENTOS DA ARMADA E MUSEUS
Base Naval Alfeite/Escola de Mergulhadores/Base de Fuzileiros/Museu de Marinha e dos Fuzileiros
PALESTRAS
Diversos Temas Militares e de Defesa Nacional
APOIO ESCOLAR
Tutorias Complementar em especial das disciplinas de português e de matemática, em conformidade com programas oficiais aprovados pelo Ministério da Educação e Ciência.
Área de Formação para Esquadra do 1º ANO
CERIMONIAL NAVAL
Ordem Unida/Movimentos a pé Firme/Marchas e Movimentos em Marcha,
Postos e equivalências/continência/Símbolos Militares
HISTÓRIA MARÍTIMA
História Naval/Fuzileiros
APTIDÃO FÍSICA
Crosse/Natação/Pista lodo/Defesa Pessoal
CIÊNCIAS MILITARES
Montagem/desmontagem e remo em bote Zebro III/Cartografia
VISITA A NAVIOS, ESTABELECIMENTOS DA ARMADA E MUSEUS
Base Naval Alfeite/Escola de Mergulhadores/Base de Fuzileiros/Museu de Marinha e dos Fuzileiros
PALESTRAS
Diversos Temas Militares e de Defesa Nacional
APOIO ESCOLAR
Tutorias Complementar em especial das disciplinas de português e de matemática, em conformidade com programas oficiais aprovados pelo Ministério da Educação e Ciência.
Para informação dos candidatos a Cadetes do Mar e, designadamente, à Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, transcreve-se o E-mail que o respectivo Comandante SMOR José Talhadas dirigiu à Associação de Fuzileiros:
«De: Comandante da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros
Para: Direcção da Associação de Fuzileiros
REF: Protocolo de Cooperação entre a Marinha e o GAMMA e Protocolo de Cooperação entre a Associação de Fuzileiros e o GAMMA.
Assunto: Unidade do Corpo de Cadetes do Mar – Fuzileiros
No âmbito de protocolos existentes (conforme REF) informo que a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros para o ano lectivo 2013/2014, será organizada em 2 Esquadras de (07) Alunos, constituída por jovens de 15 e 16 anos de idade.
Em virtude da presente alteração, venho solicitar à Direcção da Associação de Fuzileiros apoio para 14 alunos, à semelhança do ano anterior, acrescido do pedido de transporte à Escola de Fuzileiros de uma viatura para 20 lugares, (14 alunos e 5 formadores).
Junto anexo documentação relativa ao próximo ano de formação, da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros apoiada pela AFZ. (Condições de Alistamento, Áreas de Formação e Plano de Actividades)
Muito atenciosamente.
José Talhadas
SMOR FZE (REF)
Comte UCMF»
É óbvio que a AFZ prestará o apoio possível e necessário pelo que publicamos os documentos produzidos pelo Comando do Corpo de Cadetes do Mar Fuzileiros.
A Direção
“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”
Unidade do Corpo de Cadetes do Mar Fuzileiros
1ª Actividade do Ano 2013/ 2014
Escola de Fuzileiros
No dia 21 Setembro deu-se início à 1ª Actividade do Ano 2013/ 2014.
Às 0830, conforme combinado (Estação Fluvial do Barreiro) encontrámo-nos com os alunos da 1ª e 2ª Esquadra da Unidade Cadetes do Mar Fuzileiros.
Primeiras apresentações, os cumprimentos da praxe entre os mais velhos e mais novos, estes, imbuídos no espirito de vontade e conquista de poderem vir a integrar esta unidade.
Na Escola de Fuzileiros, os alunos foram recebidos por o Senhor 1º Tenente Pedro Dias, Coordenador e Oficial de Ligação entre a Escola de Fuzileiros e a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, no âmbito da Associação Nacional de Fuzileiros.
Apresentadas que foram as boas vindas em nome do Comando da Escola e da Associação de Fuzileiros incentivaram-se os alunos para a aprendizagem dos valores cívicos e militares ministrados por as duas instituições.
Depois das palavras de incentivo, foram atribuídas as instalações já reservadas aos alunos e procedeu-se ao início das actividades que constavam no calendário de Formação.
Seguiu-se a distribuição do uniforme nº9, que os alunos usarão ao longo da instrução na E.F. e igualmente, os artigos (peças de vestuário) da Associação de Fuzileiros, utilizados em Cerimónias Protocolares.
Seguidamente iniciaram-se os testes de eficiência motora com o propósito de aferir as condições físicas, e assim preparar um programa mais consentâneo com os valores físicos apresentados pelos alunos.
Depois de uma merecida pausa para o almoço aproveitou-se a ocasião para esclarecer os anseios e as duvidas apresentadas pelos alunos.
As aulas da tarde iniciaram-se na área do Cerimonial Naval, abordando o tema da História e da Organização do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal, apresentado pelo Senhor Director de Instrução Comandante Bellém Ribeiro.
Seguiu-se a apresentação de um trabalho efectuado pelos Cadetes do 2ºano, cujo tema abordado foi o da História dos Fuzileiros desde 1621 -Terço da Armada da Coroa de Portugal – os legítimos herdeiros da mais antiga força militar constituída com caracter permanente em Portugal.
Pela 1ª vez, introduziu-se na área de Formação dos Cadetes, a designação de Apoio Escolar: Tutoria complementar, em especial no domínio das disciplinas de Português e Matemática, em consonância com os programas aprovados pelo Ministério da Educação e Ciência. Esta disciplina é ministrada pelo sócio da Associação de Fuzileiros, Doutor Gomes da Silva.
Nesta aula, procurou-se diagnosticar o desempenho nas disciplinas de Português e Matemática e, sobretudo, as dificuldades que os alunos mais sentem.
No final das actividades, os alunos foram transportados à Estação Fluvial do Barreiro
José Talhadas
Sócio Orig. n.º 95 da AFZ e Comt UCMF
Afonso Brandão
Sócio Orig.1277 da AFZ e Mest UCMF
Clique em imagens para ver fotografias
.