CERIMÓNIA DE IMPOSIÇÃO/ENTREGA DE CONDECORAÇÕES

MEDALHA DE FIDELIDADE

– 24OUT2021 –

Anos de prática acumulada em torno do funcionamento da Associação de Fuzileiros, cuja importância e prestígio é reconhecido pelos sócios, em geral e pela Marinha e outras entidades regionais, em particular, aconselharam que se empreendesse uma reflexão aprofundada sobre o seu alcance, pressupostos e modelos de reconhecimento daqueles que, sem olharem a recompensas, a não ser o respeito e a consideração coletiva, apostaram na sua fidelização neste projeto, ofereceram o seu tempo e a sua disponibilidade, emprestaram o seu saber e deram o seu apoio incondicional para que esta instituição conseguisse cumprir os fins estatutários que fundamentaram a sua criação.

Nesse sentido, foi desenvolvido e aprovado, em Assembleia-Geral, um projeto designado “Regulamento Interno de Atribuição de Medalhas e Condecorações” que visa reconhecer todos os sócios que por mérito ou fidelização, são merecedores deste agraciamento.

Constituindo-se esta “cerimónia de imposição da medalha de fidelidade”, na primeira de várias que se pretendem realizar, os sócios com direito a esta mesma condecoração, que nesta cerimónia não foram convocados, continuarão a aguardar melhor oportunidade para a sua imposição, mormente em próximos eventos da AFZ, mas também em eventos marcantes das Delegações e Núcleos.

DA MEDALHA DE FIDELIDADE DA ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

Artigo 19º

A Medalha de Fidelidade é designada pela sigla MFAFZ, destina-se

3 – A MFAFZ será atribuída, uma única vez, a todos aqueles que assinalem 10 anos de permanência contínua como sócios da Associação de Fuzileiros. Os múltiplos deste tempo serão assinalados com o número correspondente, a saber:

– 10 anos de permanência contínua ou superior: Número 10;

– 20 anos de permanência contínua ou superior: Número 20;

– 30 anos de permanência contínua ou superior: Número 30;

– 40 anos de permanência continua ou superior: Número 40.

Recordo que a Medalha de Fidelidade é igual para todos diferindo, apenas, na fita e na insígnia que a integra e que distinguirá a antiguidade de cada um, designadamente os sócios com 10 ou mais anos, com 20 ou mais anos, com 30 ou mais anos e com 40 ou mais anos. Quando justificar, avançaremos com a numeração 50 ou mais anos… e por aí adiante! Todos os pormenores relativos ao seu uso, constam no respetivo Regulamento que deve ser consultado amiúde ou sempre que surjam dúvidas.

CRITÉRIO PARA ATRIBUIÇÃO DA MEDALHA

Todos os Sócios Fundadores (6), todos os Sócios com 40 ou mais anos de permanência (5), os primeiros (10) Sócios com 20 ou mais anos de permanência, todos os ex-presidentes dos órgão Sociais, também pertencentes ao Conselho de Veteranos e os membros do Conselho de Veteranos eleitos (15) independentemente de terem mais de 10 ou 20 anos de permanência e, finalmente, todos os elementos dos atuais Órgão Sociais que me têm acompanhada nesta tirada de quase 4 anos à frente dos destinos da AFZ (26), independentemente de terem mais de 10 ou 20 anos de permanência. No total foram convocados 62 sócios, mas apenas 39 tiveram oportunidade de comparecer.

Ver:

Regulamento Interno de Atribuição de Medalhas e Condecorações

Lista de Convocados – Comparências

Fotografias da cerimónia de entrega de Medalhas