
Senhores Presidentes, Prezados Amigos e Antigos Combatentes,
Voltamos a comunicar que o Congresso de Antigos Combatentes se vai realizar dia 30 de Outubro de 2021, nas condições anteriormente referidas.
Em anexo enviamos o modelo de CONVITE e programa para o evento.
Decorridos meio século e antes que a nossa geração se fine, temos de ser nós, Antigos Combatentes ou Combatentes do Ultramar a erguer a nossa voz, em nome daqueles que hoje não conseguem deslocar-se para estarem presentes no Congresso Nacional de Antigos Combatentes. Temos de continuar a luta, em benefício de todos, porque todos merecem o mínimo consubstanciado na nossa proposta abaixo.
Assim, na sequência do nosso comunicado nº 1 de 02/07/2021, a Comissão Organizadora reuniu e decidiu reagendar para 30 de Outubro de 2021, o Congresso Nacional de Antigos Combatentes, pelo que voltamos a pedir o favor de fazerem a sua reinscrição e informar se vão almoçar, depois do Congresso terminar, na cantina do colégio, uma vez que só há lugar para 120 pessoas.
Pedimos ainda o favor de divulgarem e informarem o vosso grupo de amigos combatentes deste evento, para que ninguém diga que não veio ao Congresso Nacional de Antigos Combatentes (CNAC), porque desconhecia.
Aproveitamos ainda para informar que irão ser votadas na assembleia do CNAC duas propostas.
Proposta “A”
A Comissão Organizadora, com o contributo de diversas Associações, irá apresentar uma proposta que prevê :
a) –Uma pensão de guerra, no valor equivalente ao que cada antigo Combatente gasta, em média por mês, em medicamentos;
b) — Gratuitidade dos transportes em todas as redes nacionais;
c) — Prioridade no acesso aos hospitais militares e aos hospitais e clínicas públicas;
d) — Gratuitidade nos lares públicos para os Antigos Combatentes e viúvas.
e) — Isenção de impostos incidentes sobre o Suplemento Especial de Pensão (SEP) , Complemento Especial de Pensão (CEP) e Complemento Vitalício de Pensão (CVP), prescrito na Lei 46/20, de 20/08.
Proposta “B”
Será ainda apresentada uma segunda proposta de diversas Associações da Guiné-Bissau, cujo conteúdo conhecemos, mas que é muito extenso, mas será divulgada oportunamente.
AFZ – O Presidente da Direção Nacional
CMG FZ Manuel Leão de Seabra