DELEGAÇÃO DE FUZILEIROS
DA POLICIA MARÍTIMA
Quem somosNo dia 31 de Janeiro de 2017 teve lugar na sede da Associação de Fuzileiros, no Barreiro, a entrega do Guião à Delegação da Associação de Fuzileiros da Polícia Marítima (DFZPM).
Na presença do Presidente da Assembleia-geral, Almirante Leiria Pinto, do Director-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, o Presidente da DFZPM Bruno Talhadas recebeu das mãos do Presidente da Direcção, Capitão-de-mar-e-guerra José António Ruivo, o Guião da referida Delegação.
Nas palavras proferidas pelo Presidente da Direcção e pelo Vice-almirante Director Geral da Autoridade Marítima, foi sublinhada por ambos a importância desta Delegação de Fuzileiros no seio da Polícia Marítima como núcleo agregador e potenciador do “Espírito de Corpo” que deve unir todos os membros daquela prestigiada Instituição que, devido à missão que desempenha, mantém os seus efectivos dispersos pelo Continente e Ilhas e, cada vez mais, em missões no estrangeiro.
Por sua vez, o Presidente da Delegação reconheceu a importância deste acto e deu conta da sua satisfação pelo empenho das entidades envolvidas em ter aceite criar este grupo que irá concerteza manter o espírito para que foi criado.
A DFZPM foi criada a 14 de Julho de 2016, conforme consta da Acta nº 234 da Direcção da Associação de Fuzileiros, sob proposta de um grupo de Fuzileiros que integram a Polícia Marítima e que a Direcção Nacional da AFZ entendeu por bem aceitar e ratificar.
“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”

Descrição Heráldica([1]): Escudo redondo, de vermelho, carregado com uma âncora de prata, uma coroa de louros, de verde e um sabre de ouro, sobre estrela de seis pontas, a azul, orlada a prata, com a ponta para cima e gume para a sinistra. No cruzamento do cepo da âncora com o travessão uma quina, com os cinco besantes, na sua cor natural. Bordadura, de negro, definida por fio e cabo de massa, em prata, carregada com as legendas “DELEGAÇÃO DE FUZILEIROS”, em chefe e “POLÍCIA MARÍTIMA”, em contrachefe, em letras brancas, maiúsculas, de tipo elzevir, separadas por dois ferros, em prata.
Explicação:
O símbolo da Delegação de Fuzileiros da Polícia Marítima (DFZPM) remete-nos para a associação às forças policiais, através da estrela de seis pontas, considerada o seu guia para a ação e um repositório da sua nobreza e os valores imateriais do espírito de serviço, de camaradagem, de lealdade, de coragem, de sacrifício e de solidariedade dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa.
As âncoras presente nos antigos distintivos das boinas dos fuzileiros, alude à maritimidade e simboliza a constância, firmeza e vitória. É sinónimo de esperança e segurança.
A coroa com ramos de loureiro, concedida pelos Romanos a quem protagonizava atos extraordinários de valor e audácia nas batalhas contra o inimigo é um elemento presente no antigo distintivo de especialização em Fuzileiro Especial, no atual distintivo do curso de fuzileiro e no símbolo da boina.
O punhal, elemento também presente no antigo distintivo de especialização em Fuzileiro Especial, no atual distintivo do curso de fuzileiro simboliza a liberdade pela pátria e constitui um dos elementos presentes na heráldica do Corpo de Fuzileiros.
O vermelho, no escudo que está presente no património simbólico associado aos Fuzileiros Portugueses, ao integrar a heráldica das suas unidades e o preto, na bordadura, remetem-nos também para as cores dos Guiões dos Destacamentos de Fuzileiros Especiais. O azul e a prata são as tradicionais cores da Marinha e dos Fuzos da heráldica das Unidades do Corpo de Fuzileiros representando assim a sua ligação da DFZPM ao mar e à nobreza do carácter dos seus membros. O cabo de massa reforça essa ideia de ligação ao mar, à disciplina, à entreajuda e à união de propósito.
Sempre que houver alteração dos elementos que fazem parte dos Órgãos Sociais, deve ser comunicado á Associação de Fuzileiros, para se proceder á atualizar da página da respetiva Delegação.
…
…
…
…
…
…
…
…
Estamos ao seu dispor de segunda a sexta das 09:00 ás 18:00H
Associação de Fuzileiros
Rua Miguel Pais, nº 25
2830-356 Barreiro
Telefone-nos de onde estiver, esclarecermos qualquer duvida
Tlm : +351 927 979 461
Tel : +351 212 060 079
Se preferir mande um email de contacto, repondere-mos com a maior brevidade possível
afuzileiros@gmail.com