ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

Divisão da Marinha e Protocolo

Esta Divisão é responsável por manter uma estreita ligação entre a AFZ, o Corpo de Fuzileiros e a Marinha e também com as entidades locais, designadamente com a Câmara Municipal do Barreiro.
Fruto dessas boas relações e numa demonstração do reconhecimento que a Marinha e o Corpo de Fuzileiros têm pelos fuzileiros veteranos, a nossa Associação foi convidada a participar no desfile do Dia da Marinha, que se realizou em Peniche, numa cerimónia de Imposição de Boinas na Escola de Fuzileiros, nas comemorações do centenário da Batalha de La Lys, na Batalha, e nas comemorações do 10 de JUN, em Lisboa, com um bloco de veteranos/antigos combatentes, pertencentes à Direção Nacional e Delegações.

Dia do Fuzileiro

Este é, sem dúvida, o encontro anual mais marcante para todos os Fuzileiros que se orgulham de envergar a boina azul-ferrete. O Dia do Fuzileiro realizou-se, como habitualmente, no mês de julho de 2018, tendo sido um dia muito especial para todos os Fuzileiros que acorreram em grande número à Escola de Fuzileiros, vindos de todo o país e mesmo do estrangeiro.

A organização do evento, conforme acordado, foi conjunta entre o Corpo de Fuzileiros e a Associação de Fuzileiros tendo, estas duas instituições, unido esforços para que tudo funcionasse da melhor forma. Devemos realçar que, pela primeira vez na história do Dia do Fuzileiro, o evento foi presidido pelo Almirante CEMA.

Encontros de Unidades de Fuzileiros

A Direção Nacional promoveu e colaborou ativamente e sempre que solicitada, na organização dos encontros e convívios de Unidades de Fuzileiros e cursos de “Filhos da Escola”.